A alheira é um enchido tradicional fumado, cujos principais ingredientes são a carne e gordura de porco, carne de aves, pão de trigo, o azeite e a banha, condimentados com sal, alho e colorau doce e/ou picante. Podem ainda ser usados como ingredientes a carne de animais de caça, carne de vaca e o salpicão e/ou o presunto envelhecidos.
A alheira de Mirandela é a mais famosa, mas por toda a Beira Alta e Trás-os-Montes fazem-se alheiras artesanais de excelente qualidade que pode utilizar nas receitas que vai ver de seguida ou pode fazer a própria caseira com a receita que temos no final do artigo.
1. Alheira cozida sem rebentar
Tipo:almoço; jantar; petiscos.
Ingredientes
- Alheiras q.b.
- Água para cozinhar
- Palitos
Modo de preparação
- Em cada alheira espetar um palito em ambas as pontas bem juntinho ao cordel.
- Depois, colocar as alheiras dentro de um tacho e cubrir com água. Levar ao lume e deixar ferver. Deixar estar de 10 a 15 minutos no máximo.
- Assim que passar esse tempo, retirar a alheira para um prato e servir com acompanhamentos.
Tempo de preparação:aproximadamente 20 minutos.
2. Alheira frita sem rebentar
Tipo:almoço; jantar; petiscos.
Ingredientes
- Alheiras q.b.
- Óleo para fritar
Modo de preparação
- Pegar na alheira e dar um golpe na parte de fora de um lado ao outro. Desta forma ela não irá rebentar quando a colocar no óleo fervente a ferver.
- De seguida colocar uma frigideira com óleo ao lume. O óleo deve chegar apenas até à zona onde está o corte na alheira, nem mais nem menos.
- Deixar o óleo aquecer bem, de forma a que quando colocar a alheira este comece logo imediatamente a fritar. Colocar então a alheira e deixar fritar.
- A pele vai começar a encarquilhar e acabar por sair completamente deixando a alheira intacta. Deixar fritar até que fique bem loirinha.
- Assim que ficar loirinha, virar cuidadosamente e deixar fritar do outro lado.
- No final, retirar para um prato com papel de cozinha para que escorra o óleo em excesso e servir com os acompanhamentos que desejar.
Tempo de preparação:aproximadamente 20 minutos.
3. Alheira de Mirandela
Tipo:almoço; jantar; petiscos.
Ingredientes
- 2 alheiras transmontanas de fumeiro
- Sal q.b.
- 500 g de batatas
- Azeite q.b.
- Salsa q.b.
Modo de preparação
- Começar por escaldar as alheiras durante aproximadamente um minuto em água ferver.
- Entretanto cozer as batatas durante 5 minutos na água onde escaldou as alheiras.
- Num tabuleiro adicionar um pouco de azeite no fundo, as alheiras e as batatas e levar ao forno durante aproximadamente 20 minutos a 180 graus.
- A meio do tempo virar as alheiras.
- Quando as alheiras estiverem assadas e as batatas levemente douradas, retirar do forno, salpicar com salsa e servir com o esparregado.
Tempo de preparação:aproximadamente 30 minutos.
4. Alheira com ovos mexidos
Tipo:almoço; jantar; petiscos.
Ingredientes
- 8 ovos
- 2 alheiras
- 4 colheres de sopa de manteiga
- Sal
- Pimenta preta
- Tostas
Modo de preparação
- Preparar as alheiras, aplicando um corte do lado exterior, em todo o seu comprimento.
- Levar uma frigideira com fundo anti-aderente ao lume e quando verificar que está bastante quente, colocar a alheira. Verá que a sua pele enruga e sai intacta da alheira, como na receita anterior de alheira frita.
- Depois, virar do lado contrário para que fique bem cozinhado. Repetir o processo de preparação para ambas as alheiras.
- Quando estiverem prontas, retirar para um prato com papel absorvente. Esfarelar as alheiras com um garfo e reservar.
- Entretanto, começar a preparar os ovos. Numa frigideira adicionar as quatro colheres de sopa de manteiga. Ligar o lume a uma temperatura elevada, durante cerca de 30 segundos, e depois reduzir para lume médio.
- Partir os 8 ovos para a frigideira. Começar a misturar bem os ovos, com uma colher. Assim que os ovos apresentarem uma textura ligeiramente húmida, mas já com alguma solidez, apagar o lume e continuar a mexer durante mais ou menos 20 segundos.
- Temperar com uma pitada de sal e pimenta preta, adicionar as alheiras ao ovo mexido e servir quente, acompanhado com tostas.
Tempo de preparação:aproximadamente 30 a 40 minutos.
5. Folhados de alheira com espinafres
Tipo:almoço; jantar; petiscos.
Ingredientes
- 1 base de massa folhada retangular
- 2 alheiras (não muito grandes)
- 1 molho de espinafres frescos
- 2 dentes de alho
- Azeite q.b.
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
- 1 ovo para pincelar
Modo de preparação
- Começar por ligar o forno a 180 graus. Lavar muito bem e escorrer os espinafres.
- Numa frigideira colocar um fio de azeite e os alhos laminados, deixar alourar e juntar em seguida os espinafres, temperar com sal e pimenta a gosto e deixar saltear. Desligar e reservar.
- Retirar a pele da alheira e colocar o recheio numa frigideira anti-aderente, deixar alourar um pouco. Assim que a alheira estiver a seu gosto, juntar os espinafres reservados, misturar e desligar.
- Forrar um tabuleiro com papel vegetal e sobre esse estender a massa folhada. Colocar o recheio no centro da massa e cubrir como se fosse um embrulho, pressionando as pontas para que não abra.
- Fazer ligeiros golpes com uma faca bem afiada mas sem ir ao fundo da massa. Pincelar com gema de ovo e levar ao forno durante cerca de 30 a 40 minutos ou até que a massa fique dourada e bem folhada.
Tempo de preparação:aproximadamente 60 minutos.
6. Confeccionar alheira caseira
Tipo:almoço; jantar; petiscos.
Ingredientes
- 1 kg de pão caseiro de trigo
- 200 g de carne de vaca
- 150 g de presunto
- 1/2 galinha caseira gorda
- Carne de porco e alguns ossos de porco
- 10 dentes de alho
- 1 colher de sopa pimentão doce
- Colorau
- 1 ramo de salsa
- 1 tripa seca para enchidos
- 200 g de toucinho
- Sal q.b.
- Piri-piri q.b.
Modo de preparação
- Cozer todas as carnes e os ossos de porco em água suficiente para as cobrir (de modo a obter no final da cozedura um caldo gordo e forte) e também com os alhos descascados, a piri-piri, a salsa e sal.
- À medida que as carnes forem ficando cozidas, retirar, e desfiar muito bem, esmagar a parte gorda do toucinho e desfiar a carne, podendo o courato ser picado com a faca.
- Demolhar e lavar muito bem a tripa seca.
- Cortar o pão em fatias finas para um alguidar.
- Quando as carnes estiverem todas cozidas, regar o pão com o caldo quente e tapar com um pano durante alguns minutos. Depois desfazer muito bem o pão com uma colher de pau e juntar as carnes desfiadas e uma colher de sopa de colorau, mexendo bem.
- Se estiver muito rijo, juntar um pouco de caldo, mas pouco, pois deve obter uma espécie de açorda rija.
- Retificar os temperos e encher as tripas enquanto o recheio estiver quente. Encher, atando e cortando as alheiras com 15 cm de comprimento. Não esquecer de atar bem nas pontas.
- Depois de prontas, deixar no fumeiro se possível, ou no frigorífico durante 1 ou 2 dias e estarão prontas para utilizar nas receitas.
Tempo de preparação:aproximadamente 90 minutos.
As receitas deste artigo foram adaptadas das páginas Receitas da Piteca, À Moda do Flávio, Alheiras, Mãe Cheiras a Canela e Mulher Portuguesa.