Uma das grandes dificuldades da grande maioria dos pais é conseguirem adormecer o bebé.
Quando todos os dias a hora de dormir é uma luta tanto para os pais como para os filhos, é altura dos pais começarem a pensar no que poderão estar a fazer de errado.
Não existe uma receita infalível para adormecer o bebé, mas há algumas dicas que podem ajudar a que isto aconteça com mais facilidade.
8 erros ao adormecer o bebé
1. Mudar as rotinas
As atividades que precedem a ida para cama devem ser repetidas todos os dias. A rotina do bebé varia com a sua idade. Um exemplo é dar banho todos os dias antes do sono, para o ajudar a relaxar, contar uma história ou cantar uma canção de embalar. Isto vai dar o sinal ao cérebro do bebé de que está na hora de dormir.
2. Deitar o bebé quando já está a dormir
Adormecer o bebé ao colo, na espreguiçadeira ou noutra cama é um erro comum. Este erro dificulta a aprendizagem do bebé adormecer sozinho, principalmente quando acorda a meio da noite.
Entre o sono REM (leve) e o sono não-REM (profundo) os bebés despertam ligeiramente. Este pequeno acordar acontece em intervalos de 50 em 50 minutos, ou seja, aproximadamente 7 a 10 vezes por noite.
Se o bebé não sabe adormecer sozinho, de cada vez que acordar vai necessitar da ajuda dos pais para voltar a dormir. Se for habituado a adormecer na sua própria cama, vai aos poucos aprender a fazê-lo sozinho, sem precisar de colo ou de sair da cama sempre que precisar de voltar a adormecer.
3. Dormir na cama dos pais
Quando o bebé chora de noite, a maneira mais fácil para o adormecer é levá-lo para dormir na cama dos pais. Isto transmite segurança e o conforto que ele precisa para dormir. No entanto, o bebé pode tornar-se mais dependente dos pais.
É importante que isto não se torne um hábito. Se o bebé se habitua a dormir na sua cama e a meio da noite vai para a cama dos pais, isto constitui uma barreira para aprender a dormir sozinho.
4. Prolongar a hora da sesta
As crianças deixam de fazer a sesta a partir de uma certa idade. Se o seu filho não o quiser fazer, é importante que não o force.
Por volta dos 6 meses de vida o bebé faz 2 a 3 sestas diárias. A partir do 1º ano de idade, a duração do sono diário diminui e o bebé faz duas sestas, uma de manhã e uma à tarde.
Entre os 15 e os 30 meses de idade deixa de necessitar da sesta da manhã, mantendo apenas a sesta da tarde.
Aos 4 anos de idade, a criança faz, em média, uma sesta de uma hora durante a tarde. Por volta dos 5 anos, deixa de fazer sestas, concentrando o sono durante o período da noite.
5. Não criar um ambiente propício ao sono
O local onde o bebé dorme deve ser limpo e arejado. A cama deve cumprir as normas de segurança da União Europeia e ter um colchão firme. Não deve estar nem demasiado frio, nem demasiado quente. O ideal é entre os 18ºC e os 20ºC.
O ambiente deve ser tranquilo e relaxante. Pode ser utilizada uma luz de presença, que também facilitará cuidar do bebé durante a noite.
6. Ter o quarto completamente às escuras
Na grande parte dos bebés, adormecer representa uma experiência negativa e por isso é normal que lutem contra o sono. Preferem ficar a aproveitar o estado de vigília e estar na companhia dos pais do que estar sozinhos às escuras no quarto.
Para atenuar os medos, podem deixar uma porta aberta ou uma luz acesa, para que o bebé sinta a presença dos pais, mesmo ao longe.
No entanto, há especialistas que defendem que se o bebé se habituar a dormir com essa luz, vai necessitar dela para voltar a adormecer caso acorde durante a noite.
As luzes de presença são uma boa opção para o quarto do bebé.
7. Ignorar os sinais de sono
Quando têm sono, os bebés demonstram alguns sinais que ajudam os pais a reconhecer que é hora de dormir. Os bebés e as crianças enviam sinais quando começam a ficar cansadas e os pais conhecem-nos melhor do que ninguém.
É importante saber identificar os primeiros sinais de sono do bebé, como bocejar, esfregar os olhos e ficar com o olhar mais parado. Conforme o sono for aumentando, vai ficando mais irritado, mais inquieto e mais difícil será adormecer.
8. Ignorar o choro
Deixar o bebé a chorar não é solução, pois nem ele nem os pais dormem descansados. Os pais devem ir junto dele e acalmá-lo sem o tirar da cama, para que volte a adormecer sozinho.
Já que o choro é para chamar a mãe, é importante que os pais consigam perceber os diferentes tipos de choro do seu bebé e saber como lhes responder.