O açúcar é considerado um dos principais responsáveis pela epidemia mundial: a obesidade.
Existem muitos alimentos com açúcar escondido. Alimentos esses que nem imagina que contêm açúcar, e ao ingeri-los está a fazer com que o balanço no final do dia seja superior ao esperado.
Em 2015, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um guia onde recomendava que o consumo diário de açúcar não fosse superior a 10% do total de calorias ingeridas diariamente.
No entanto, é cada vez mais difícil não ultrapassar este limite, já que a maioria dos alimentos, principalmente processados, possui açúcar na sua composição.
Existem alimentos que nem imagina que contêm açúcar, e ao ingeri-los está a fazer com que o balanço no final do dia seja superior ao esperado, mesmo sem se aperceber.
Alimentos a ter em atenção
1. Molho e polpa de tomate
Não há dúvidas de que o tomate é um alimento saudável e bastante nutritivo. Mas será que todos os produtos que contêm tomate são igualmente saudáveis?
Na verdade não, pois a maioria dos concentrados de tomate possuem açúcar na sua composição.
- Por cada 100g de polpa de tomate, estão presentes cerca de 5g de açúcar, quase 1 pacote de açúcar.
Prefira sempre o tomate ao natural. Faça o seu próprio molho em casa, e congele-o para futuras utilizações.
2. Pão de forma
Só porque tem a palavra “pão” não significa que seja a melhor opção para si. Apesar de ter um valor energético muito parecido com o pão tradicional, da sua composição fazem parte muitos aditivos, e também uma quantidade elevada de açúcar.
Esta opção é, portanto, menos saudável.
- Cada fatia de pão integral tem cerca de 70 kcal e 2 gramas de açúcar.
Dê preferência ao pão da padaria (centeio, integral, cereais) ao invés do pão de forma.
3. Iogurte
O iogurte é um alimento bastante nutritivo e que traz diversos benefícios à saúde. Contudo, existem diversos tipos de iogurtes e todos com características muito distintas, que se vão refletir no seu valor nutricional.
Portanto, existem opções mais saudáveis que outras.
- Um iogurte sólido de aromas (125 g) pode ter cerca de 15g de açúcar, enquanto que um iogurte natural ou aromas 0% açúcares adicionados contém cerca de 4g de açúcar.
Evitar iogurtes açucarados e preferir os naturais e/ou com baixo teor de açúcar.
4. Cereais de pequeno-almoço
Os cereais de pequeno-almoço são uma excelente alternativa ao pão, mas tal como os iogurtes, têm um lado menos positivo no que respeita à quantidade de açúcar.
Devido à grande diversidade de cereais existente nas prateleiras dos supermercado, pode tornar-se uma tarefa difícil escolher os mais adequados (do ponto de vista da quantidade de açúcar).
- Os cereais de pequeno-almoço contêm variadas quantidades de açúcar, podendo atingir 15g por porção (30g) ou mais.
Procure os cereais integrais não açucarados, mesmo sabendo que a oferta é reduzida, eles existem e a quantidade de açúcar é mais reduzida.
5. Legumes em conserva
Por serem legumes, acha-se à partida que são saudáveis e só fazem bem ao organismo. Mas não é bem assim.
Este tipo de enlatados, por norma, contêm açúcar, que faz com que se ache que se está a fazer uma boa escolha quando na realidade não está.
Destacam-se neste ponto as ervilhas, o milho e as primaveras de legumes.
- Algumas marcas de legumes enlatados contêm mais de 3g de açúcar por porção (65g)
O ideal é escolher os legumes frescos ou, em alternativa, congelados.
Mensagem a reter…
- Tal como se consegue perceber, alguns alimentos considerados saudáveis podem trazer um aporte de açúcar superior ao expectável;
- É preferível optar por alternativas mais saudáveis, mesmo que isso implique perder um pouco mais de tempo para a leitura dos rótulos dos alimentos aquando da compra;
- Existem muitos outros alimentos com açúcar escondido que poderiam fazer parte desta lista, contudo estes são os mais ingeridos pela população.
A partir de agora, já sabe os cuidados que deve ter.