Enfermeira Isabel Silva
Enfermeira Isabel Silva
07 Set, 2017 - 12:00

6 Perguntas e respostas sobre acne neonatal

Enfermeira Isabel Silva

A acne neonatal é um problema comum nos recém-nascidos que se manifesta durante o primeiro mês de vida. Normalmente, não necessita de tratamento.

6 Perguntas e respostas sobre acne neonatal

acne neonatal, ou acne do recém-nascido, surge, tal como o nome indica após o nascimento do bebé. Manifesta-se durante o primeiro mês de vida e na maioria dos casos não requer tratamento.

Consiste numappa reacção cutânea que se caracteriza pelo aparecimento de pontos negros ou brancos, pústulas e pele oleosa. Quando o folículo piloso fica infetado o mesmo fica saliente e passa a apresentar um aspecto vermelho.

A acne não surge apenas nos adolescentes e adultos. Este problema também atinge cerca de 30% dos recém-nascidos.

Onde e porque se manifesta?

bebe a dormir com acne neonatal

Normalmente a acne neonatal surge no rosto do bebé, mas pode também aparecer no peito e nas costas.

Não se sabe ao certo o motivo do aparecimento da acne neonatal mas tudo indica que esteja relacionado com transferência de hormonas da mãe para o bebé. Esta transferência de hormonas ocorre durante a gestação, amamentação e pós-parto.

Conforme as hormonas vão desaparecendo da circulação sanguínea do bebé, a acne vai desaparecendo por si só.

A adaptação ao meio extra-uterino também parece provocar reações tóxicas na pele do bebé, como a acne neonatal.

Como tratar e quando consultar um pediatra ou dermatologista?

bebe no pediatra com acne neonatal

Na grande maioria do casos não é necessário nenhum tratamento específico pois a pele acaba por recuperar e a acne desaparece na totalidade até aos 6 meses de vida do bebé.

Se pensar que deve intervir para ajudar no tratamento informe-se primeiro com o pediatra. Não esprema nenhuma das lesões sob o risco de poder inflamá-las, piorando a situação e mesmo podendo causar danos irreversíveis na pele do seu bebé.

Há momentos nos quais deverá consultar o médico (pediatra ou dermatologista) de forma a perceber se é necessária intervenção médica.

Um dos casos é se aparecerem bolhas com líquido ou muitas espinhas com pus, seja no rosto ou noutra parte do corpo. Bolhas com líquido podem ser um sinal de herpes viral. Pelo facto do bebé ser recém-nascido o seu sistema imunológico ainda é imaturo, o que contribui para que possa haver o desenvolvimento de uma infeção viral, a qual poderá necessitar uma intervenção médica.

Como manter a pele do bebé o melhor possível?

bebe com acne neonatal no banho

De forma a manter a pele do seu bebé o melhor possível, deve lavá-la diariamente. Isto deve ser feito com água e sabão de pH neutro próprio para a pele do bebé. Esta lavagem deve ocorrer apenas uma vez por dia.

  • Nunca utilize produtos indicados para adultos na pele do seu bebé. Os produtos dirigidos a adultos são quase na totalidade mais agressivos do que produtos para bebés. Ao utilizar produtos dirigidos a adultos poderá danificar a pele do bebé, piorando a sua condição e podendo mesmo deixar lesões permanentes;
  • Não esprema nenhuma das lesões pois só estará a piorar a situação e não utilize óleos nem produtos oleosos ( o objectivo é que a zona infetada esteja o mais limpa possível, livre de gorduras);
  • Não esfregue a zona infetada e tenha muito cuidado ao secá-la. Encoste apenas a toalha na várias zonas a secar, evitando dessa forma esfregar a pele. Tente ser o mais cuidadoso e delicado possível pois se esfregar a zona infetada estará a piorar a situação e a magoar o seu bebé;
  • Seque, sempre que possível a zona afectada, pois a humidade contribui para o aparecimento de mais lesões;
  • Se o seu bebé estiver muito incomodado com comichão e irritação fale com o pediatra antes de tentar tratamentos.

Deverá, portanto, manter a pele do bebé limpa e seca sem nunca esfregar a zona afetada. Na grande maioria dos casos, terá apenas de ser paciente. O sistema imunológico do seu bebé deverá tratar do resto.

Veja também

Artigos Relacionados