Share the post "Isto é o que precisa saber e fazer para ver-se livre da acne (de vez)"
A acne pode aparecer também em grávidas e recém-nascidos. Algumas mulheres adquirem acne quando atingem a meia-idade.As formas mais graves desta condição ocorrem com maior frequência nos homens, mas a doença tende a ser mais persistente nas mulheres.
Segundo um estudo de prevalência no Norte de Portugal, 42,1% de jovens antes dos 15 anos e 55,8% entre os 15-29 anos, têm acne. Estudos demonstraram que este problema compromete seriamente os doentes em dimensões psicológicas e emocionais.
Apesar de ser um problema persistente, atualmente já existem tratamentos eficazes para a acne sendo que, quanto mais cedo decidir iniciar o tratamento, menor será a gravidade destes problemas!
O que é a acne e quais as suas causas?
A acne é uma dermatose inflamatória crónica, caracterizada por poros abertos ou fechados e lesões inflamatórias, incluindo pápulas, pústulas ou nódulos.
Resulta de um excesso de produção de gordura, da acumulação de células cutâneas mortas e crescimento bacteriano (Propionibacterium acnes) no meio dessa gordura e células mortas. Este processo desencadeia o processo inflamatório do folículo.
Outros factores que potenciam o aparecimento desta condição são:
- Alimentos com elevada carga de açúcar;
- Adolescência e 2 a 7 dias antes do período menstrual por factores hormonais;
- Uma higiene excessiva;
- Suor excessivo;
É controversa a eficácia da exposição solar e o stress não provoca este problema de pele mas, pode agravá-lo.
Sintomas da acne
As áreas mais afetadas pela acne são a face, pescoço, peito, costas e ombros, uma vez que é nestas regiões que existe maior concentração de folículos sebáceos.
Os sinais e sintomas desta condição variam dependendo da gravidade:
- Cravo branco (poros fechados);
- Ponto negro (poros abertos);
- Pequenas manchas vermelhas e sensíveis (pápulas);
- Espinhas (pústulas);
- Nódulos grandes, sólidos e dolorosos sob a superfície da pele (nódulos);
- Nódulos dolorosos de conteúdo purulento sob a superfície da pele (lesões quisticas).
Tratamento da acne
O número das lesões, a extensão e a gravidade do quadro, permitem classificar a acne em ligeira, moderada ou grave. Esta classificação é a base do tratamento que deve ser individual e personalizado.
O tratamento baseia-se na redução na produção de gordura, na aceleração da renovação das células da pele, no controlo da infeção e na redução da infeção.
As lesões tendem a cicatrizar lentamente e frequentemente desaparecem em determinados locais e surgem noutros.
De um modo geral, o tratamento deve ser prolongado, não sendo visíveis resultados antes de 4 a 8 semanas de tratamento. Os tratamentos podem ser locais ou orais. Os medicamentos orais não devem ser utilizados durante a gravidez, sobretudo no primeiro trimestre.
O tratamento inclui:
- Terapêutica tópica, como cremes;
- Antibióticos;
- Contraceptivos orais;
- Isotretinoína oral;
Existem cuidados naturais que podem ajudar no tratamento da dermatose. No entanto, deve procurar a opinião de um dermatologista.
Como atenuar as marcas da acne
Para atenuar as marcas da acne da forma mais adequada, pesando riscos e benefícios, deve sempre consultar um dermatologista. Este pode recomendar:
1. Dermoabrasão
Neste procedimento existe a remoção da camada superior da pele com recurso a um dispositivo de rotação rápida. A dermoabrasão pode remodelar as proteínas estruturais da pele, tornando-a mais suave.
>> Marque uma avaliação gratuita, aqui.
2. Peeling químico
Este tratamento é feito através de um químico-esfoliantes, que atua eficazmente sobre a pele, combatendo a tendência acneica, hiperpigmentação e poros dilatados.
As Clínicas BodyScience, lançaram dois tratamentos de ponta com uma combinação de ativos químicos desenvolvidos para ajudar a eliminar marcas de acne e cicatrizes superficiais:
3. Tratamento a laser
Existem dois tipos de tratamento a laser:
- O tratamento a laser ablativo remove uma pequena parte de pele para deixar uma área mais lisa.
- Tratamento a laser não-ablativo o qual estimula o crescimento de colagénio, estimulando a elasticidade e contração da pele, reparando assim os danos causados pela cicatrização.
Atualmente, existe um tratamento revitalizante que combina o laser e o peeling com resultados eficazes. O Anti-aging BodySkin para o rosto permite devolver às células a capacidade de realizar as suas funções, contribuindo para uma luminosidade e firmeza no rosto.
4. Técnica de perfuração
Existem diferentes versões desta técnica, mas todas envolvem remoção cirúrgica das cicatrizes e suavização da pele.
Acne juvenil, neonatal e na gravidez
Juvenil
O acne juvenil é a forma mais comum deste tipo de problema de pele (Acne Vulgaris), de elevada prevalência na adolescência (85%), que acomete ambos os sexos. Normalmente, regride espontaneamente após os 20 anos de idade.
Os padrões hormonais característicos da puberdade, em especial o aumento da testosterona, são os seus principais fatores desencadeantes. Esta dermatose afeta a auto-imagem dos jovens, gerando ansiedade e até depressão. Por isso, não deve ser encarado como um transtorno passageiro da adolescência.
Se o seu filho tem sinais ou sintomas desta condição, consulte um dermatologista.
Neonatal
Segundo a Academia Americana de Dermatologia, cerca de 20% dos recém-nascidos têm um tipo de problema de pele chamado acne neonatal. Aparece normalmente às 2 semanas de idade e pode desenvolver-se até às 6 semanas de idade. Por vezes, um bebé pode mesmo nascer com esta condição dermatologica.
Acne neonatal geralmente não é alarmante. Raramente causa cicatriz e tende a desaparecer espontaneamente em algumas semanas ou meses.
Esta condição é mais preocupante após 6 semanas de idade. Se o seu bebé desenvolver após as 6 semanas de idade, deve consultar um dermatologista certificado ou um dermatologista pediátrico. Isso pode ser útil por vários motivos.
Na gravidez
A acne e a gravidez podem interagir de formas distintas: alguns estudos mostram que a gravidez tem efeito benéfico devido às elevadas cargas de progesterona e baixas de estrogénio; outros referem aumento na quantidade de erupções, pelo aumento da quantidade de sebo que a elevada quantidade hormonal provoca.
Esta dermatose pode aparecer pela primeira vez na gravidez, agravar ou melhorar a patologia já instalada.Este problema de pele pode também manifestar-se sob a forma de acne conglobata, que caracteristicamente surge algumas semanas após o fim da gravidez.
É difícil o tratamento desta condição na grávida, pois a maioria dos fármacos estão contra-indicados ou não são considerados seguros.
Veja também:
- Acne: o que não deve comer
- Tratamento da acne: como escolher o melhor?
- Aloé vera e acne: relação, benefícios e cuidados
- Acne tratamento: conheça alguns