As crianças são naturalmente curiosas e não têm qualquer noção de perigo. Por isso, recomendamos 4 acessórios para a segurança do bebé que vão facilitar a vida de qualquer pai, principalmente fora de casa, nos momentos de passeio.
De acordo com a Organização Não Governamental “Criança Segura – Safe Kids Brasil”, cerca de 90% dos acidentes ou lesões não intencionais com crianças até 14 anos poderiam ser evitados com medidas de prevenção simples, como modificações no meio ambiente e pequenas adaptações necessárias quer em casa, quer na rotina familiar.
4 acessórios para a segurança do bebé
As crianças, em especial os bebés, são seres muito frágeis e com reflexos mais lentos que os dos adultos, pelo que é importante reforçar a atenção e os cuidados a ter quando se cuida deles.
Por outro lado, o seu desenvolvimento cerebral acontece à medida que crescem, pelo que na fase inicial da sua vida ainda não compreendem o que é o perigo.
É neste contexto que surgem os acessórios para a segurança do bebé. Confira 4 sugestões que têm tanto de peculiar como de útil.
1. Pulseiras de identificação
As pulseiras de identificação existem em vários modelos, cores, materiais… Há para todos os gostos e até pode ter várias. O importante é que a mesma contenha gravado o nome e o número de contacto de um dos pais, pelo menos, para que sejam facilmente contactáveis caso a criança se perca.
Este produto é igualmente importante para a identificação de algum problema de saúde, como diabetes ou outras condições médicas como o autismo, por exemplo.
> Veja aqui mais sobre este acessório.
2. Arnés de segurança
Quando a criança começa a gatinhar, já consegue adivinhar a etapa que se segue: os primeiros passos e, claro, as primeiras quedas. E é aqui que este arnés de segurança pode dar uma grande ajuda.
Este assistente para ajudar o bebé a aprender a caminhar possui uma espécie de cadeirinha, com cinto, para dar estabilidade à criança.
Caminhar de cinto ajuda o bebé a aprender a andar mais naturalmente. As correias são ajustáveis à altura da criança e permitem manter sempre uma postura correta, quer para os bebés, quer para as crianças.
> Saiba mais aqui sobre este acessório.
3. Mochila com arnés
É da tão conhecida loja para produtos infantis que nos chega a terceira sugestão de acessórios para a segurança do bebé.
Esta mochila permite que a criança transporte as suas coisinhas, como tão orgulhosamente gosta de o fazer, desde o lanche a pequenos brinquedos. Esta poderia ser uma mochila como outra qualquer, mas a vantagem é que possui um arnês que permite que a criança esteja sempre a uma distância de segurança dos seus pais.
Ideal principalmente para locais com muitas pessoas, evitando o risco de a criança fugir pelo meio da multidão.
> Saiba mais aqui sobre este acessório para a segurança do bebé.
4. Fita de segurança
As crianças são irrequietas, possuem uma energia inesgotável e são extremamente curiosas em relação a tudo o que as rodeias e isso pode originar alguns problemas, como estarem sempre a fugir de perto dos pais, ou das pessoas que as acompanham.
Por muito polémica que esta fita de segurança possa parecer, se olharmos para o lado positivo, poderá ser um acessório muito útil.
> Veja mais aqui sobre este acessório.
6 dicas gerais para a proteção das crianças
Se a hora do passeio pode parecer-lhe o momento mais complicado para manter a criança em segurança, saiba que em casa também há muitos perigos à espreita.
Confira algumas soluções rápidas que podem ser milagrosas na hora H.
1. Proteger as escadas
No caso de ter escadas em casa, deve colocar barreiras e proteções em todos os acessos às escadas e fechá-los, sempre que passar por lá.
2. Portas e janelas
É importante deixar as portas e janelas bem fechadas, sendo aconselhável instalar um fecho de segurança que impeça as crianças de as abrir.
3. Móveis
Tenha em atenção os móveis que decoram a sua casa, pois as crianças gostam de os escalar, podendo originar quedas.
Assim, adquira móveis seguros, com pontas redondas ou coloque posteriormente as devida protecções.
Evite ainda móveis com rodas ou de vidro que podem partir-se e provocar ferimentos.
4. Casas de banho
Existem muitos perigos que podem ser evitados: a criança deve estar sempre voltada para a torneira; deve existir um tapete anti-derrapante e um protetor insuflável nas torneiras.
E, claro, controle sempre a temperatura da água, para não queimar a criança.
5. Brinquedos
Evite deixar brinquedos nos berços da hora de dormir, pois as crianças podem asfixiar-se com os mesmos.
Cuidado também com brinquedos muito pequenos, já que as crianças podem engoli-los e asfixiarem-se.
6. Automóveis
Quando transportar bebés ou crianças nos automóveis, deve ter em atenção que estes se devem sentar numa cadeira própria, adaptada ao peso e à idade, idealmente no banco traseiro.