Há abóboras de vários tamanhos, cores e até feitios. Uma dessas muitas variedades é a abóbora manteiga.
A abóbora manteiga, também chamada de butternut, é uma variedade de abóbora que apresenta uma forma de pera, com casca lisa e cor de avelã clara. A polpa desta variedade de abóbora é laranja e ligeiramente açucarada.
Tudo o que compõe a abóbora manteiga pode ser consumido desde a casca à polpa e até as sementes.
É fácil de encontrar no mercado, a abóbora manteiga é muito versátil no que toca à sua confeção e tanto pode ser servida como doce ou salgado. Desde sopas a purés, passando por doces tradicionais e compotas, refogados ou saladas.
Mas além das possibilidades culinárias há ainda que considerar as suas propriedades.
Propriedades da abóbora manteiga
Altamente nutritiva, a abóbora manteiga ainda se assume como uma boa fonte de vitaminas (A, C) e minerais (magnésio e potássio) é rica em antioxidantes e contém elevado teor de fibras.
A abóbora é uma boa hipótese para quem procura um alimento nutritivo mas que não seja um inimigo da balança: com apenas 9 calorias por 100 gramas, a abóbora reúne várias razões para a incluir na sua alimentação.
Todas estas características fazem da abóbora manteiga uma boa aliada da sua saúde, na medida em que, graças à sua composição nutricional, ajudam – por exemplo – a regular o sistema nervoso, a reduzir a sensação de cansaço e fadiga ou a prevenir patologias da visão (graças à luteína e a zeaxantina).
Além disso ainda tem uma ação antioxidante e anti-inflamatória e contribui para a regulação da tensão arterial e do trânsito intestinal.
2 Receitas com abóbora manteiga
Se as possibilidades são tantas não podiam faltar algumas sugestões.
1. Abóbora manteiga assada com gengibre e tomilho
Uma receita simples mas muito saborosa do blog Cozinha com Alma.
– Ingredientes –
- 1 abóbora manteiga pequena
- 1 c. de café raspa de limão
- 1-2 c. de sopa (bem cheia) de gengibre fresco ralado
- Tomilho fresco, sal marinho, azeite, mistura de pimentas (moídas na hora), pimenta da caiena e azeite q.b.
- 1 c. de chá de manteiga
- Água q.b.
- Lave a abóbora, corte ao meio e retire as pevides. Depois corte em fatias (não muito finas) as duas metades (cerca de 3 a 4 fatias) sem retirar a casca.
- No fundo de um tabuleiro, coloque um pouco de azeite no fundo e disponha as fatias da abóbora de forma a deixar pouco espaço entre as fatias de abóbora (para evitar que sequem demasiado rápido).
- Tempere a abóbora com sal, gengibre fresco, casca de limão ralada, tomilho e a mistura de pimentas. Depois regue com um pouco de azeite por cima e a manteiga em pedacinhos. Depois acrescente um pouco de água no fundo do tabuleiro.
- Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, e deixe assar até as fatias de abóbora estarem macias. Pode acompanhar com queijo fresco ou queijo ricota até carne ou peixe.
2. Húmus de abóbora manteiga e pimento
Se procura uma entrada surpreendente aqui tem. A receita é do blog Chilli com todos.
– Ingredientes –
- 1Kg de abóbora manteiga
- 2 cabeças de alho inteiras
- 2 pimentos vermelhos
- 1 c. de chá de sementes de funcho
- 50g de Tahine (pasta de sésamo)
- 2 c. de sopa de sumo de limão
- 2 c. de sopa de azeite
- Sal e pimenta q.b.
- Pré-aqueça o forno a 180º C.
- Depois prepare a abóbora. Corte-a ao meio, retire as sementes e tempere o interior com um pouco de azeite, as sementes de funcho e sal.
- Coloque a abóbora com o interior voltado para baixo num tabuleiro de forno. E no mesmo tabuleiro, junte as cabeças de alho (inteiras) e os pimentos abertos ao meio sem sementes.
- Regue tudo com um pouco de azeite, cubra o tabuleiro com folha de alumínio e leve ao forno. Deixe cozinhar durante cerca de uma hora ou até que a abóbora esteja macia. Quando o pimento estiver cozinhado (depois de cerca de 20 a 30 minutos de cozedura) retire e deixe arrefecer. Quando arrefecer remova a pele.
- Quando a abóbora estiver pronta, retire do forno e remova a pele. Descasque também o alho.
- Num processador de alimentos, junte a abóbora, o pimento, o alho, o Tahine, o sumo de limão e uma colher de sopa de azeite e reduza a puré. Se for necessário, acrescente mais um pouco de azeite até obter a textura que pretende.
- Tempere tudo com sal e pimenta e reserve no frigorífico durante, no mínimo, três horas. Acompanhe com pão tostado ou legumes crus.