A vitamina K é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, precisa de gordura para ser absorvida. Refere-se a um grupo de vitaminas que desempenham um papel na coagulação do sangue, no metabolismo ósseo e na regulação dos níveis de cálcio no sangue.
O corpo precisa de vitamina K para produzir protrombina, uma proteína e um fator de coagulação que é importante na coagulação sanguínea e no metabolismo ósseo.
A sua deficiência é rara, mas, em casos graves, pode aumentar o tempo de coagulação, levando a hemorragia e sangramento excessivo.
Benefícios da vitamina K
A vitamina K é o nome que se dá às diversas substâncias necessárias à coagulação normal do sangue. Existem de três tipos:
- A vitamina K1 é o principal tipo de vitamina K dietética. Pode ser encontrada nos alimentos de origem vegetal, como as plantas.
- A vitamina K2 está presente em alguns alimentos de origem animal e fermentados. Pode ser sintetizada pela flora intestinal.
- A vitamina K3 é uma forma sintética da vitamina.
Alguns dos benefícios desta vitamina no organismo são:
1. Saúde óssea
Vários estudos sugerem que a vitamina K ajuda na manutenção de ossos fortes, melhora a densidade óssea e diminui o risco de fraturas.
2. Saúde cognitiva
O aumento dos níveis sanguíneos de vitamina K tem sido associado à melhoria da memória em adultos mais velhos.
3. Saúde do coração
A vitamina K pode ajudar a manter a pressão arterial mais baixa, impedindo a mineralização, onde os minerais se acumulam nas artérias. Isso permite que o coração bombeie sangue livremente através do corpo. A mineralização ocorre naturalmente com a idade, e é um importante fator de risco para doenças cardíacas.
4. Pode prevenir diabetes tipo 2
Esta vitamina pode ter um papel importante na prevenção de diabetes tipo 2, e isto deve-se ao facto de melhorarem a sensibilidade à insulina.
5. Ajuda na perda de peso
Como a vitamina K melhora a sensibilidade à insulina, pode ter um papel importante na perda de peso. Isto porque a insulina é uma hormona poderosa que sinaliza a necessidade de armazenar gordura.
6. Promove a boa saúde do sistema digestivo e imunitário
Estudos mostraram que a suplementação com vitamina K pode ter um papel importante na melhoria do sistema imunitário, assim, como no sistema digestivo.
Esta vitamina é fundamental para a coagulação e para o crescimento e manutenção da massa óssea, sendo que a sua carência pode causar hemorragias graves, osteoporose e insuficiência hepática.
Ingestão alimentar de referência (DRI)
A ingestão diária recomendada de vitamina K depende da faixa etária e também do sexo da pessoa. Nas alíneas seguintes, encontra-se a dose que deve ser tida em consideração:
- Bebés até aos 3 anos: 30 μg por dia
- Crianças até dos 4 aos 8 anos: 55 μg por dia
- Crianças dos 9 aos 13 anos: 60 μg por dia
- Crianças dos 14 aos 18 anos: 75 μg por dia
- Mulheres adultas (> 18 anos): 90 μg por dia
- Homens adultos (> 18 anos): 120 μg por dia
Deve-se conseguir a quantidade necessária através da alimentação variada e equilibrada. A vitamina que o corpo não precisa no imediato é armazenada no fígado para uso futuro, e por esse motivo não precisa da sua presença diária na dieta.
Fontes de vitamina K
Se pretende aumentar a ingestão desta vitamina, saiba que existem alimentos que nos fornecem este micronutriente em boa quantidade.
Os vegetais de folha verde, como folhas de nabo, espinafres, brócolos, espargos, couve, chá verde e alface parecem ser aqueles que nos dão mais desta vitamina. Em menor quantidade, encontramos esta substância em produtos fermentados, como o iogurte, kefir, repolho fermentado, entre outros. Outras fontes interessantes são as sementes de soja e os cereais integrais.
A deficiência de vitamina K
1. Sintomas
É muito raro o organismo ter falta desta vitamina apenas por questões nutritivas, uma vez que está presente em variados alimentos e é naturalmente produzida pelas bactérias da flora intestinal.
Contudo, a deficiência de vitamina K pode acontecer devido à ingestão de medicamentos que entrem em conflito com a sua absorção ou devido a problemas intestinais como a colite ou doença de crohn. Estes são alguns dos sintomas que mostram que o organismo não está a absorver uma quantidade suficiente de vitamina K:
- Sangramento difícil de estancar
- Hematomas no corpo
- Sangue na urina e/ou nas fezes
- Sangramento do nariz
- Sangramento das gengivas
- Menstruação muito intensa
2. Consequências
- Hemorragias e sangramentos descontrolados
- Calcificação da cartilagem
- Má formação dos ossos (fraturas frequente e osteoporose)
- Depósitos de sais de cálcio insolúveis nas artérias