Determinados tipos de queijo são frequentemente utilizados em planos alimentares ajustados para a perda de peso. Isto acontece porque o queijo é um alimento bastante nutritivo, que quando consumido de forma regular pode trazer vários benefícios ao organismo.
Rico em nutrientes naturalmente presentes também no leite e iogurtes, o queijo tem um teor considerável de proteína, cálcio, zinco e vitamina B12, por exemplo, que poderá variar consoante o tipo de queijo escolhido. Para além disso, o queijo é também uma fonte de probióticos, bactérias benéficas para a flora intestinal, essenciais para manter a saúde do intestino.
No entanto, o queijo também poderá ser rico em gordura saturada, nutriente associado a complicações para a saúde, para além de dificultar o processo de perda de peso. Como tal, é fundamental saber escolher o queijo a incluir na sua alimentação. Para além disso, variar é fundamental para se manter motivado e conseguir criar novos hábitos alimentares.
Por todas estas razões, nada melhor do que conhecer os vários tipos de queijo que poderá incluir na sua dieta de perda ou mesmo manutenção de peso, pelo seu interesse nutricional, pelo seu baixo teor de gordura e pela sua versatilidade de utilização.
7 tipos de queijo do mais ao menos calórico
Queijo flamengo
O queijo flamengo, tradicionalmente consumido em casa dos portugueses em forma de bola, é um queijo que, se consumido na sua versão magra, poderá ser uma boa alternativa para incluir no seu plano alimentar.
Naturalmente isento de lactose, a melhor forma de o consumir será comprando-o já fatiado, pois assim poderá controlar mais facilmente a quantidade ingerida e evitar consumi-lo em excesso. O ideal será incluir no seu dia alimentar uma quantidade ajustada às suas necessidades, aconselhada pelo seu nutricionista, não devendo geralmente ultrapassar 1 fatia em dietas de emagrecimento.
100g de queijo flamengo magro oferecem aproximadamente:
- Energia: 225kcal (46kcal por fatia)
- Proteína: 28g (5,6g por fatia)
- Gordura saturada: 8,0g (1,6g por fatia)
Queijo de vaca curado
O queijo de vaca curado pode ser uma boa alternativa para incluir na sua dieta. Rico em proteínas, este tipo de queijo não tem aditivos nem conservantes adicionados, sendo constituído apenas por leite de vaca pasteurizado, sal, fermentos lácteos e coagulante.
Poderá ser comprado segundo vários formatos, mas é importante que tenha em consideração a quantidade de queijo que come, pois se for em demasia não será benéfico numa dieta de perda de peso, tal como acontece com a maioria dos restantes alimentos.
Neste sentido, existem já marcas que produzem o queijo curado em forma de pequenos discos embalados individualmente, com 20g cada um, o que neste caso facilita o controlo da quantidade ingerida, assim como o transporte do queijo.
100g de queijo de vaca curado magro contam com:
- Energia: 206kcal (41kcal por queijinho)
- Proteína: 25,5g (5,1g por queijinho)
- Gordura saturada: 7,5g (1,5g por queijinho)
Queijo creme
O queijo creme é recomendado com frequência em dietas de emagrecimento, pois é um dos tipos de queijo menos calóricos do mercado.
Apesar de haver ainda outras alternativas menos calóricas, este tipo de queijo é uma boa alternativa para que possa variar, indicado especialmente para barrar, por exemplo, em pão, tostas ou bolachas.
100g de queijo creme para barrar magro, poderá contar com:
- Energia: 170kcal
- Proteína: 6,8g
- Gordura saturada: 4,9g
Queijo fundido
O queijo fundido, geralmente apresentado sob a forma de pequenos triângulos individuais, é talvez um dos tipos de queijo a que mais se recorre nas dietas de perda de peso, não só pelo seu interesse nutricional, mas também por ser muito prático de transportar e conservar e por ser de fácil conjugação com outros alimentos utilizados com frequência nos lanches, como tostas, fruta ou frutos oleaginosos.
Por cada triângulo de queijo fundido magro (que tem cerca de 17,5g), consumimos cerca de:
- Energia: 26kcal (149kcal por 100g de queijo)
- Proteína: 2,0g (11g por 100g de queijo)
- Gordura saturada: 1,0g de gordura saturada (6,0g por 100g de queijo).
Existem outras alternativas com um teor de gordura um pouco mais reduzido; no entanto, essa diferença não é significativa, pelo que o queijo fundido magro continua a ser uma excelente opção.
Queijo cottage
O queijo cottage é mais um dos tipos de queijo bastante utilizado em dietas, pela sua natural riqueza em proteína e baixo teor de gordura saturada. Para além disso, esta variedade de queijo fresco tem uma grande versatilidade de aplicação, podendo ser utilizado em inúmeras receitas, tais como doces, salgadas, snacks e saladas.
Por 100g de queijo cottage consumimos cerca de:
- Energia: 91kcal
- Proteína: 12,3g
- Gordura saturada: 2,6g
Queijo fresco
O queijo fresco é um dos laticínios mais populares da dieta mediterrânica, consumido em vários contextos, como snack, em sandes, como entrada, com fruta, com doce, e de muitas outras formas. Este é um alimento que, se consumido na sua versão magra, é uma excelente alternativa para incluir na sua dieta de perda de peso.
Rico em proteínas de alto valor biológico e com baixo teor de gordura, o queijo fresco magro fornece apenas:
- Energia: 65kcal por 100g
- Proteína: 12g
- Gordura saturada: 0,5g
Queijo quark
O queijo quark é um dos tipos de queijo mais procurados pelos praticantes de exercício físico, por ser constituído por um elevado teor de proteína e um reduzido teor de gordura, sendo por isso um excelente aliado no ganho e manutenção da massa muscular. É por isso um alimento pouco calórico.
100g de queijo quark magro apresenta cerca de:
- Energia: 60kcal
- Proteína: 10,3g
- Gordura saturada: 0,2g
De textura cremosa e consistência semelhante à do iogurte, o queijo quark é um alimento que pode ser utilizado de inúmeras formas, desde ingrediente em refeições principais, como massas ou omeletes, a lanches e snacks, como panquecas, papas de aveia ou fruta.
Como escolher o queijo mais adequado?
Se o seu nutricionista considerar que o queijo é uma boa opção para si, saiba qual se adequa melhor à sua situação.
- Se o objetivo é perder peso, devemos optar por queijos com menor teor de gordura e com valor energético mais baixo
- Se o objetivo é ganhar massa muscular, os que são ricos em proteínas e pobres em gordura parecem ser uma excelente opção
- Se o objetivo é ganhar peso, podemos considerar os tipos de queijo com um valor energético superior, mas tendo sempre em atenção os níveis de gordura no mesmo.