Uma salada constitui, regra geral, uma refeição saudável e enquadra-se quase sempre numa alimentação equilibrada. A verdade é que não existem ingredientes base, ficando ao critério de cada um colocar o que mais gosta no prato.
Geralmente, uma salada é constituída essencialmente por vegetais, o que faz dela um prato saudável, no entanto, não é necessariamente uma opção menos calórica. Tudo depende dos ingredientes e, não menos importante, dos molhos que escolhe para colocar no seu preparado.
O Bigmac, o famoso hamburguer do Mcdonald’s tem cerca de 508 kcal que, por si só, constitui uma refeição calórica e ainda mais se adicionar as batatas e a bebida. Atendendo apenas ao valor calórico, e colocando de parte o valor nutricional no que diz respeito aos macronutrientes e micronutrientes, é possível fazer uma salada ainda mais calórica, dependendo dos ingredientes que escolhe para a compor. Deixamos 3 exemplos disso mesmo.
Saladas mais calóricas que um hamburguer do McDonal’s
1. Salada Havaiana
– Ingredientes –
- Alface a gosto
- 80g de massa integral cozida
- 40g de queijo flamengo em cubos
- 40g de fiambre em cubos
- 50g de ananás
- 1 colher de sopa de maionese caseira
Valor calórico: 557 kcal
2. Salada Vegana
– Ingredientes –
- Alface a gosto
- 70g de Grão-de-bico cozido
- 1/2 Abacate
- 15g de Nozes
- 2 Colheres de sopa de milho
- 1 Colher de sopa de azeite
- 1 Colher de sopa de sementes de sésamo
Valor calórico: 510 kcal
3. Salada Russa
– Ingredientes –
- Alface a gosto
- 50g de Batata cozida
- 1 Lata de atum em óleo
- 50g de Grão-de-bico cozido
- Cenoura
- Cebola picada
- Maionese caseira
- Sementes de chia
Valor calórico: 530 kcal
Nota Final
Estes são apenas alguns exemplos de saladas que podem ser mais calóricas do que um hamburguer do Mcdonal’s. Nem sempre a salada é o melhor, no entanto, pode ser uma boa opção se escolher os ingredientes de forma inteligente e restringindo alguns alimentos que são, à partida, mais calóricos e ricos em gordura. A questão das quantidades é também um fator importante sendo que alguns ingredientes deverão ser consumidos com moderação.
Os molhos podem ser bastante calóricos, nomeadamente se forem processados: opte por molho de iogurte natural, sumo de limão ou azeite e vinagre. Evite ainda a adição de sal e opte por ervas aromáticas.
Quanto aos ingredientes propriamente ditos, evite conservas em óleo ou azeite, tenha em atenção a quantidade de frutos secos, sementes e abacate que, embora sejam alimentos saudáveis, são ricos em gordura e calorias. Modere a adição de queijos e produtos de charcutaria e, sempre que possível, opte pela versão magra ou light.
Ainda que as calorias não signifiquem tudo no que diz respeito ao conteúdo nutricional de um prato, são parte importante nomeadamente numa fase de gestão de peso em que há maior restrição calórica.