As dores musculares afetam-nos em algum momento da vida, quer seja um indivíduo sedentário, quer seja um atleta de alto rendimento. Todos estamos sujeitos e expostos às lesões da musculatura.
Estas dores podem estar relacionadas com aumento do ácido láctico, produzido pelo músculo após o esforço, ou com a degeneração das fibras musculares.
Tipos de dores musculares
Dores musculares tardias
O dia seguinte após ter ido ao ginásio pode fazê-lo sentir dor nos músculos. É um fenómeno frequente, que acomete indivíduos que iniciaram uma atividade física após um período de inatividade, reiniciaram a atividade com volume ou intensidade desproporcionais ao condicionamento físico, ou mesmo naqueles sem o hábito de praticar nenhum desporto, que realizaram uma carga de exercício muscular vigoroso.
Por norma, o desconforto e a dor começam algumas horas após o término da atividade física, sendo mais intensos nas 24 a 48 horas seguintes (1, 2).
Cãibras Musculares
As cãibras devem-se à carência de magnésio no organismo ou à sua diminuição pelo aumento da transpiração na prática do desporto. O resultado são espasmos musculares nas barrigas das pernas, com muitas dores musculares.
Tensões musculares
Uma postura errada ou a posição sentada durante horas favorecem a ocorrência de tensões. Dormir numa posição desconfortável ou um movimento desfavorável podem originar dores musculares nos ombros, pescoço ou costas. As regiões afetadas ficam a maior parte das vezes endurecidas e dolorosas ao toque.
Stress
O stress pode ser responsável por dores de cabeça e também pelas dores musculares. A tensão muscular gerada pelo trabalho, cuidados da casa, trânsito, podem refletir-se em dor física.
Doenças musculares
Algumas doenças, como a fibromialgia e a rabidomiólise causam dores musculares severas.
Dores musculares: sinais da lesão muscular?
As lesões induzidas pelo exercício podem ser decorrentes de dois tipos de stress: metabólico ou mecânico (1).
O modelo de stress metabólico refere-se os eventos iniciais na lesão muscular induzida pelo exercício. São causados por deficiências metabólicas no interior do músculo em plena atividade. Já o modelo se stress mecânico refere-se ao dano que ocorre como consequência direta das cargas mecânicas sobre as miofibras ( fibras musculares).
As dores musculares são, muitas vezes, acompanhadas de sinais físicos da lesão das fibras. Alguns sinais indicam maior gravidade, nomeadamente:
- Edema localizado;
- Tensão aumentada do tecido ao redor;
- Equimose (mancha de sangue) ou hematoma, aparecem em lesões de maior extensão e gravidade.
Como prevenir as dores musculares?
Para prevenir as dores musculares deve:
- Ter uma atividade física regular.
- Hidratar-se adequadamente.
- Fazer alongamentos da musculatura e aquecimento correto antes de iniciar qualquer prática de desporto.
- Fazer exercícios de relaxamento, como yoga.
- Manter uma postura correta ao sentar, correr e caminhar.
Como tratar as dores musculares?
Para tratar as dores musculares, não se esqueça que o descanso é essencial, uma vez que tem um efeito reparador sobre os músculos. Aliás, o músculo em repouso consegue recuperar mais facilmente. Além disso, pode recorrer às seguintes formas de tratamento:
Gelo
Deve ser utilizado quando há inflamação, dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição das funções de força e/ou movimento. O gelo ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.
Deve ser feita a aplicação de bolsa de gelo, durante 15 minutos, 3 vezes ao dia, pode-se ainda fazer a imersão em água fria, também em sessões de 15 minutos, com temperatura por volta dos 10 ºC.
Calor
A bolsa de água quente serve somente em casos de tensão crônica da musculatura. Isto é, quando há tensão muscular que provoca dor e a diminuição da mobilidade. O calor alivia temporariamente a contração muscular excessiva.
Massagens
Fazer massagens também pode aliviar as dores musculares, pois elas ocorrem pela degradação das fibras musculares e da libertação natural de ácido láctico. Massajar a zona dorida ajuda a diminuir a concentração desse ácido. A massagem permite também que o músculo seja mais rapidamente oxigenado.
Contraste
A técnica de contraste consiste na alternância de exposição ao frio e ao calor e tem o intuito de aumentar o metabolismo. No desporto tem sido utilizada nos processos de recuperação, visando, também, a maior remoção do ácido láctico sanguíneo.
Suplementação
Suplementação é a ingestão de produtos antes, durante e/ou após os exercícios, visando auxiliar no consumo energético e/ou do aporte vitamínico e mineral. Os principais suplementos utilizados durante os exercícios ou como forma de auxiliar na recuperação das dores musculares são: carboidratos, proteínas, aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s) e antioxidantes.
Medicamentos
As dores musculares de caráter temporário, assim como as provocadas pela contração muscular em casos de traumas, podem ser aliviadas através da toma de analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares.
Nenhum tratamento deve ser feito de forma prolongada, em caso de dor persistente deve sempre procurar o seu médico.
Recuperação ativa
É a realização de exercícios contínuos aeróbios de baixa intensidade. Essa prática é capaz de reduzir os sintomas das lesões induzidas pelo exercício, uma vez que promove um aumento no fluxo sanguíneo e consequente elevação da taxa de remoção de resíduos nocivos. Além disso, aumenta a liberação do hormónio endorfina, causando um efeito analgésico.
Outros métodos
Existem ainda inúmeros outros métodos que podem ser utilizados como forma terapêutica, os quais visam acelerar o processo de recuperação das dores musculares pós-exercício, tais como:
- Estimulação mioelétrica, ultrassom, terapia de oxigênio hiperbárico, roupas de compressão, homeopatia
Estes métodos acabam por ser usados apenas por atletas de alto rendimento, pois têm custos elevados e são de difícil acesso a toda gente. (1)
Quando deve procurar um médico?
As dores musculares, normalmente, são de natureza benigna. Em caso de dores persistentes deve consultar o seu médico, pois pode-se tratar de um doença de natureza muscular ou óssea.
1. Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. (2019). Lesões Musculares. Disponível em: https://sbot.org.br/lesoes-musculares/
2. Instituto Português de Reumatologia. (2019). Disponível em: http://www.ipr.pt/index.aspx?p=MenuPage&MenuId=232