A importância do sono no comportamento do corpo humano é hoje em dia indiscutível. Este é um tema que tem sido bastante estudado pela ciência.
Naturalmente, não existe uma receita que possa ser aplicada a todos pois, os organismos são diferentes e respondem de forma diferente ao longo da vida. Mas o importante é não descurar a importância do sono e procurar um equilíbrio entre as horas de sono e o ritmo de vida de cada um.
7 Benefícios do sono no seu dia-a-dia
1. Melhora a saúde
Estudos demonstram a existência de ligação entre perturbações no sono e problemas de saúde como a diabetes, a obesidade e doenças do coração.
A acumulação de períodos de sono insuficiente pode conduzir ao aumento das hormonas de stress obrigando o coração a trabalhar a um ritmo maior.
2. Melhora a vida sexual
Perturbações no sono implicam uma sensação de cansaço que, naturalmente, afeta a sua apetência para o sexo. Existem também evidências que os homens com défice de sono apresentam níveis de testosterona mais baixos.
3. Evita o mau humor
Não dormir o suficiente afecta o seu controlo emocional e na maioria dos casos resulta em mau humor, pouca paciência e em dificuldades de concentração. Estes factores, por outro lado, podem dificultar o processo de adormecimento provocando um efeito de bola de neve prejudicial.
4. Reforça o sistema imunitário
As pessoas com bons hábitos de sono, tendem a apresentar maior capacidade para resistir a certas doenças como, por exemplo, a gripe ou mesmo uma simples constipação.
5. Melhora a memória
Durante o sono o cérebro processa e fortalece as nossas memórias. Não dormir o suficiente pode implicar que a informação não seja arquivada correctamente e assim diminuir a quantidade e qualidade da memória armazenada.
6. Ajuda a controlar o peso
Durante o sono o organismo produz uma substância que controla a sensação de saciedade. Se esta não é produzida em doses suficientes, terá tendência a ingerir mais alimentos durante o dia para contrariar a sensação de fome. Por outro lado, as pessoas que têm bons hábitos de sono queimam mais calorias em comparação com aquelas que dormem pouco ou de forma intermitente.
7. Melhora as acções cognitivas
O sono afecta as acções cognitivas do seu cérebro que são responsáveis pela aquisição do conhecimento através do raciocínio, da percepção, do juízo, da imaginação, da atenção, da linguagem e do pensamento. Dormir menos ou muito mais horas do que o seu corpo precisa vai influenciar.