A rotina agitada, as exigências do quotidiano e a falta de tempo para descansar são cada vez mais uma realidade, abrindo a porta a alguns males da vida moderna como o stress e a ansiedade.
Para que possa enfrentar os desafios do dia-a-dia e evitar que o stress tome conta de si, é fundamental encontrar algumas técnicas de relaxamento, alguns minutos na sua rotina para relaxar e passar os dias com tranquilidade.
Dar prioridade aos momentos de lazer e à prática de exercício físico é uma forma de afastar as preocupações, mas existem algumas técnicas de relaxamento mais específicas que vão ajudá-lo a defender-se do stress de forma simples e eficaz. Preparado para conhecê-las? Precisa apenas de alguns minutos.
Relaxe onde quer que esteja
Estas técnicas de relaxamento podem ser utilizadas em qualquer altura e as vezes que necessitar de forma a encontrar a tranquilidade que precisa e a potenciar a boa disposição e a produtividade.
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já!
Em casa, no trabalho, no metro ou noutro lugar onde sinta que o stress se está a apoderar de si, coloque em prática uma destas 7 técnicas de relaxamento e verá que prosseguirá o seu dia com mais tranquilidade.
1. Feche os olhos e conte até 10
Por vezes, é necessário fazer uma pausa e abstrair-se do resto do mundo. Em momentos de maior pressão, feche os olhos, respire fundo e conte calmamente até dez. Pense em coisas boas: nas férias que tem planeadas, na visita de uma amiga ou no jantar que vai ter nessa noite.
2. Respire profundamente pelo diafragma
Este exercício ajuda-o a controlar as tensões nervosas e a trazer calma ao seu corpo, diminuindo o ritmo cardíaco e o nível de ansiedade. Coloque uma mão sobre o abdómen. Em seguida procure inspirar pelo nariz lenta e profundamente, de modo a que, com o ar que inspira, a barriga fique para fora (observe a barriga a encher como se fosse um balão).
Depois, ao expirar, deve deitar o ar fora pela boca, e a barriga deve ir para dentro. Pode ajudar fazendo uma ligeira pressão para dentro com a mão que tem na barriga. A expiração deve ser mais lenta do que a inspiração.
3. Aprecie o momento
Concentre-se em cada ação que realiza, prestando-lhe toda a sua atenção. Por exemplo, se está a almoçar, não deve estar a ler nem a ver televisão. Concentre-se na refeição e saboreie cada garfada.
Observe a forma como segura o garfo e o leva à sua boca, preste atenção ao sabor dos alimentos, à sua textura, à forma como mastiga e a todas as sensações que experimenta durante esse processo.
Também pode optar por pensar em algo positivo durante cinco minutos. Pode ser algo que está a planear fazer, como uma viagem, uma saída com os amigos ou uma conversa descontraída com alguém.
4. Técnica de relaxamento progressivo
A contração involuntária dos músculos é uma das consequências da ansiedade, o que provoca tensão e desconforto. Esta técnica permite eliminar a tensão através do relaxamento progressivo dos diversos grupos musculares, enquanto presta atenção às sensações que acompanham a tensão e o relaxamento.
Comece por relaxar os seus músculos a partir dos dedos dos pés, prosseguindo progressivamente até chegar ao pescoço e cabeça, passando por todas as partes do corpo. Concentre-se cinco segundos num músculo, contraia-o, ao mesmo tempo que inspira, e depois relaxe-os cerca de 30 segundos, enquanto expira.
Normalmente, as zonas mais afetadas pelo stress são o pescoço, as costas e as pernas.
5. Visualize um lugar agradável
Esta técnica de relaxamento é bastante conhecida. Pense em um lugar que para si é relaxante e confortável. Pode ser um lugar real no qual já esteve ou, então, um sítio criado pela sua imaginação.
Comece a imaginar esse local com todos os detalhes que considera serem relaxantes, confortáveis, tranquilos, apelando aos cinco sentidos de forma a que possa visualizar tudo o que o compõe e sinta os estímulos externos. O seu local pode ser uma praia paradisíaca, uma cabana, um castelo, um jardim ou qualquer outro que desejar.
6. Relaxe as mãos e os dedos
Com as palmas das mãos muito abertas e os dedos completamente separados, realize leves sacudidelas com pequenas rotações dos pulsos para libertar a tensão.
7. Contagem regressiva, olhando para cima
A contagem deve ser feita de forma decrescente, começando no número 60 e terminando no 1. Ao olhar para cima, está a estimular o sistema nervoso e ajudar a reduzir a pressão arterial, diminuindo o ritmo da respiração, o que causa uma sensação de relaxamento. Esta técnica de relaxamento permite aumentar a concentração e a autoconsciência.