Ninguém está sempre feliz. Mau seria!, como saberíamos dar valor às coisas boas da vida sem um ou outro desafio, sem um ou outro dia descolorido? Mas quando o sol não sorri, quando os desafios se tornam quase intransponíveis ou a carga é demasiado pesada para carregar, como enfrentar os cinzentos que a vida nos impõe?
Diz a música: “canta, canta amigo, canta; vem cantar a nossa canção; tu sozinho não és nada, juntos temos o mundo na mão”. Num tempo em que as redes sociais imperam mas o valor da amizade parece estar perdido, a Pic Solutions lembra que há poucas coisas tão eficazes para acabar com um dia mau como um telefonema para um amigo.
O verdadeiro valor da amizade
É curativo. De acordo com um estudo da Universidade de Harvard (EUA), iniciado em 1937, o fator mais importante quando se trata da saúde dos seres humanos não é a genética ou a alimentação mas o poder curativo de um bom amigo.
George Valliant, o psiquiatra coordenador do estudo, disse à revista Super Interessante que “a única coisa que realmente importa é a sua aptidão social – as suas relações com outras pessoas”. Os investigadores norte-americanos afirmam que ter amigos aumenta a esperança de vida em até 10 anos e previne várias doenças, como problemas cardíacos – por ação da ocitocina, a hormona do amor, que regula os batimentos cardíacos e reforça o sistema imunológico.
A vida é complicada?
A Pic dá-lhe uma ajuda para resolver os pequenos problemas do seu dia-a-dia.
Segundo outro estudo, da Universidade Duke (EUA), para uma saúde de ferro há, até, um número mínimo de amigos: precisamente 4. Outro estudo, da Universidade de Chicago, concluiu que pessoas muito solitárias tendem a ter um sistema imunológico mais fraco, têm mais dificuldade em dormir e são mais afetadas pelo stress.
Conclusões de estudos que aqueles que, entre amigos, passaram um serão a jogar UNO, estiveram a dançar até de madrugada ou correram a Europa de mochila às costas, há muito que descobriram. Não perca as restantes dicas Pic Solutions.