O sexo é bom e recomenda-se. Se lhe faltam desculpas para fazer o amor, saiba que são muitos os benefícios para a saúde que lhe vão fazer mudar de ideias. Começamos pelo prazer. O que seria da vida sem prazer? Chegava esta desculpa. Mas não, o sexo melhora a autoestima, ilumina a pele, reforça a memória e muito mais. Ora veja.
14 Benefícios do sexo para a sua saúde
1. Alivia o stress
De manhã é que começa o dia e nós sabemos qual a melhor maneira de despertar: uma rapidinha. Ou lenta. É como quiser.
O que importa é que o sexo liberta ocitocina, aquela que é conhecida como a hormona do amor, responsável por nos deixar menos stressados e mais bem-humorados.
2. Queima bastantes calorias
Sabia que numa hora de sexo queima tantas calorias como em trinta minutos a correr na passadeira? Verdade.
Uma pesquisa da Universidade do Quebec concluiu que os homens podem queimar 120 calorias e as mulheres 90. Além disso, uma respiração ofegante aumenta a quantidade de oxigénio nas células.
3. Tonifica os músculos
Queima calorias e tonifica os músculos! O sexo mexe com músculos que nem dá conta, no final, os músculos pélvicos ficam mais fortes, os quadris e as costas fortalecidos.
4. Fortalece o sistema imunitário
Outro estudo concluiu que pessoas que fazem sexo uma ou duas vezes por semana têm mais anticorpos e um sistema imunitário mais forte. Diga adeus a gripes, constipações e outras infeções.
5. Relaxa e dá sono
Se sofre de insónias, não conte carneirinhos. Temos uma solução melhor: um orgasmo. Ou vários. Após o orgasmo, é libertada a hormona prolatina que provoca uma sensação de relaxamento, acalma e dá sono.
6. Mantém os níveis de hormonas regulados
O sexo mantém os níveis de estrogénio e testosterona em valores equilibrados. Quando estas hormonas estão em baixo, há risco de sofrer osteoporose e doenças cardíacas. Com uma vida sexual ativa os ossos ficam mais fortes e o coração mais saudável.
7. Pressão sanguínea baixa
De acordo com vários estudos, pessoas com uma vida sexual ativa, têm a pressão sanguínea mais baixa e menores picos de pressão em situações de stress. Estes estudos falam de sexo, não de masturbação.
8. Reduz o stress, ansiedade e a depressão
A dopamina, endorfina e ocitocina são libertadas durante o ato sexual. Todas estas substâncias baixam os níveis do cortisol, responsável pelo stress, ansiedade e a depressão. Menos tristeza, pessoas mais felizes.
9. Alívio de dores
Esqueça a habitual desculpa: hoje não, dói-me a cabeça. Está provado, por vários estudos, que o orgasmo alivia dores e que, a estimulação vaginal, reduz dores nas pernas, costas, sintomas de artrites, cólicas menstruais e dores de cabeça.
10. Aumenta a libido
Não lhe apetece? Bom, a verdade é que o sexo aumenta a líbido, por isso, quanto mais faz mais quer fazer. Assim, a única forma de inverter a falta de apetite é não faltar aos treinos. Além disto, reforça a cumplicidade do casal. Não vão conseguir largar-se!
11. Diminui o risco de cancro da próstata
Vários estudos perceberam que os homens que ejaculam com frequência, correm 30% menos riscos de ter cancro da próstata. Isto porque a ejaculação impede a acumulação de substâncias nocivas no sémen. Os estudos falam em vinte e uma ejaculações por mês.
12. Diminui as hipóteses de cancro da mama
Um estudo francês descobriu que mulheres com uma vida sexual pouco ativa, têm três vezes mais hipóteses de cancro da mama.
13. Previne a disfunção erétil
O sexo previne a disfunção erétil. Como? A ereção mantém o sangue a circular nas artérias e o tecido mantém-se saudável. Há médicos que garantem que, quanto mais praticar, melhor será o desempenho, como um músculo que fica mais forte.
14. Aumenta a longevidade
Mais sexo, mais anos de vida! É fácil perceber a razão, basta somar todos os pontos acima. Músculos mais fortes, mais horas de sono, menos substâncias nocivas dentro do corpo, um coração mais saudável, uma vida mais longa!