O stress faz parte da vida de todos nós e ninguém está isento de experienciar stress no trabalho, no entanto, parecem estar mais suscetíveis todos aqueles que iniciam as suas carreiras com elevadas expectativas, motivação e investimento pessoal e se sentem futuramente defraudados, menosprezados e experienciam conflitos laborais.
Compreender o stress e a ansiedade
Todos nós experienciamos diariamente sentimentos de stress, preocupação, tensão e nervosismo. Contudo, a ansiedade apenas se torna um problema quando é desproporcional face à situação, ou seja, quando ocorre em situações que não representam ameaça ou perigo, e quando para além de extrema é também antecipatória, impedindo-nos de agir (por exemplo, ansiedade sentida antes de uma entrevista de emprego).
Resumidamente, a ansiedade pode constituir um problema quando:
- É excessiva;
- É fora de proporção face à realidade;
- Persiste apesar de evidências em contrário;
- Gera comportamentos desagradáveis, como evitamentos e preocupação excessiva;
- Causa stress e incapacidade significativos na vida diária.
As principais causas da ansiedade podem dividir-se em:
- Fatores biológicos (vulnerabilidade para desenvolver perturbações de ansiedade pode ser hereditária);
- Fatores psicológicos (o estilo de vida de cada pessoa é determinante, ou seja, os tipos de stressores enfrentados por cada um e as estratégias de enfrentamento utilizadas).
Como encarar o stress no trabalho
Vivemos uma época marcada por profundas alterações ao nível da estabilidade e segurança laboral, daí que o stress no trabalho seja sentido por muitos de nós. De facto, o stress é a segunda causa mais frequente de problemas de saúde relacionados com o trabalho (estima-se que afete cerca de 22% dos trabalhadores na Europa).
O stress no trabalho tem lugar quando o profissional se sente incapaz de controlar as condições de trabalho; quando não possui estratégias de confronto adequadas e adaptadas à situação e, por fim, quando não possui qualquer fonte de apoio social que o ajude a lidar com as dificuldades colocadas pela sua profissão.
Os estudos têm vindo a demonstrar que os trabalhos que contêm determinadas características motivadoras, como variedade de competências, autonomia (por exemplo, decidir como organizar o próprio trabalho), feedback acerca do desempenho e suporte social no trabalho, produzem maior satisfação e menores níveis de stress no trabalho.
Por outro lado, o stress no trabalho tende a ser maior perante altas exigências (quantidade de trabalho e esforço intelectual), baixa autonomia (pouca possibilidade de tomar decisões na realização do trabalho) e perante a presença de instabilidade no contexto laboral.
A carga de trabalho parece ser especialmente determinante. Uma carga de trabalho elevada tende a esgotar os recursos físicos e emocionais do colaborador, podendo originar alterações ao nível do bem-estar e da saúde. O trabalho realizado por turnos ou no período da noite tende a ser particularmente desgastante.
Outros dos aspetos que podem ser indutores de stress no trabalho estão relacionados com o ambiente físico onde se desenrola o desempenho das tarefas laborais: a iluminação; a temperatura; a higiene; a disposição do espaço físico.
Como garantir o bem-estar no trabalho?
Tendo o stress no trabalho um impacto tão grande ao nível da saúde, importa tentar reduzir as fontes de stress no trabalho, bem como ajudar os colaboradores a gerir o stress, de forma a evitar as consequências negativas ao nível da saúde.
Determinadas práticas organizacionais podem ajudar a quebrar o crescendo de stress no trabalho, nomeadamente:
- Diminuir a carga de trabalho ao contratar mais colaboradores;
- Disponibilizar apoio psicológico e de saúde aos colaboradores;
- Disponibilizar consultas médicas de clinica geral para os colaboradores;
- Garantir um relacionamento de qualidade com o supervisor;
- Garantir autonomia, feedback e apoio social;
- Implementar programas de gestão do stress dos colaboradores;
- Promover o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos colaboradores;
- Manter uma comunicação aberta (definir com clareza funções e expectativas);
- Reconhecer o sucesso de forma regular.