Após o nascimento, a pele do bebé é um órgão ainda imaturo. Durante os primeiros tempos, apresenta-se seca devido à sua baixa capacidade para reter a água e a temperatura corporal.
Devido às agressões do ambiente externo, a pele frágil do bebé desidrata com facilidade. Pode ficar ainda mais seca, irritada, com prurido ou até mesmo infeção.
A pele só atinge a sua maturidade por volta dos 4 anos de idade da criança.
Proteger a pele delicada e frágil do seu filho é uma tarefa importante para os pais. Para evitar ou tratar a pele seca, devem ser realizados cuidados diários.
A pele do bebé
A pele do bebé, para além de frágil e suave, também apresenta resistência e elasticidade.
O maior órgão do corpo humano é a pele e funciona como uma barreira resistente. Ao longo da vida as células da pele vão sendo renovadas. Este processo inicia-se ainda no útero materno.
Quando o bebé nasce, a sua pele não é suave nem macia. Normalmente, apresenta áreas vermelhas e descamação nos primeiros dias de vida.
Enquanto se vão adaptando à exposição ao ar, a pele dos pulsos, joelhos e pés pode até chegar a sangrar. A hidratação é fundamental para ajudar na cicatrização e recuperação da pele do bebé mantendo-a lubrificada.
Os produtos de higiene
Ao comprar os produtos de higiene para o bebé, é importante verificar sempre os rótulos. Todos os produtos de higiene devem ter uma série de características que não são prejudiciais para a pele do bebé:
- Hipoalergénicas, sem perfumes ou fragrâncias;
- Sem parabenos;
- Sem lanolina;
- Com pH neutro;
- Sem corantes e conservantes.
Hidratação da pele do bebé
Para que a pele do bebé se mantenha hidratada e saudável, a maciez e resistência naturais devem ser mantidas.
Ainda que não apresente irritação ou vermelhidão, a sua pele é beneficiada pelo uso de cremes hidratantes.
A hidratação da pele deve ser diária, idealmente após o banho, massajando bem todas as áreas corporais. É um bom momento para fazer uma massagem relaxante ao bebé, fortalecendo o vínculo deste com os pais e ajudando a que tenha uma boa noite de sono.
Há especialistas que dizem que o creme corporal da mãe, desde que tenhas características hipoalergénicas, é uma boa opção para a hidratação da pele do bebé, dado que este e a mãe estão sempre em contacto. O importante é não mudar constantemente de creme, para que a pele não tenha que se voltar a adaptar às diferentes fórmulas dos produtos.
Zona da fralda
A pele da zona da fralda é muito sensível e mais susceptível a irritação, visto que facilmente o ambiente dentro da fralda se torna húmido e irritante para a pele do bebé.
É importante que esta zona se mantenha o mais limpa e seca possível. As pregas da pele devem ser sempre bem secas após o banho e após cada muda de fralda.
O creme barreira apenas deve ser utilizado caso a pele apresente sinais de irritação. Se a pele se mantiver íntegra, é suficiente hidratar a zona com o creme usado para aplicar em todo o corpo.
Exposição ao sol
Não é recomendado que os bebés estejam diretamente expostos à luz solar. Uma exposição solar de 10 ou 15 minutos é o suficiente para que o bebé apanhe uma queimadura, mesmo nos dias de céu encoberto.
Em dias quentes, o bebé deve ser vestido com roupa leve e clara de algodão que lhe cubra os braços e as pernas. O uso de chapéu para a proteção da cabeça é imprescindível. Para além disso, deve ser evitada a exposição solar entre as 11h e as 17h, quando os raios solares estão mais fortes.
O uso de protetor solar é recomendado. Deve ser aplicado em pequena quantidade e camada fina para proteger o rosto, as mãos e os pés do bebé.
Cuidados com a roupa
Como a pele do bebé pode ser sensível aos químicos da roupa nova e aos resíduos de sabão depois das lavagens, é importante ter alguns cuidados.
A roupa deve ser em algodão, de modo a evitar alergias e para ser suave para a pele. Todas as etiquetas devem ser retiradas para que não provoquem irritação na pele.
Quanto ao detergente, deve ser de pH neutro e hipoalergénico. A roupa do bebé deve ser bem lavada antes da sua primeira utilização. Nos primeiros tempos, deve ser lavada separadamente da roupa dos adultos.