Dançar é uma excelente atividade cardiovascular que beneficia a saúde e bem-estar em geral, mas que também ajuda a reduzir os níveis de stress, a tonificar, a melhorar o equilíbrio e a aumentar os níveis de energia e resistência. Assim, encarar as aulas de dança como um método para emagrecer foi provavelmente umas das melhores ideias da história da humanidade!
De facto, a maior parte de nós pensa nos exercícios direcionados para a perda de peso como algo chato, cansativo e doloroso, que transforma uma ida ao ginásio numa penosa obrigação. Mas a dança tem uma conotação completamente diferente: dançar é algo que fazemos para nos divertir, algo que desejamos aprender, algo de que gostamos. Não é uma obrigação, é uma escolha.
Não podemos, pois, deixar de aplaudir esta nova moda de incorporar diferentes estilos de dança nas aulas de fitness direcionadas ao emagrecimento. Confira abaixo as nossas 6 sugestões e divirta-se enquando vê desaparecer os quilos que estão a mais.
AS 6 MELHORES AULAS DE DANÇA PARA EMAGRECER
Felizmente, existem vários estilos de dança, pelo que pode escolher o que melhor se adequa a si. Para controlar os resultados obtidos a nível de emagrecimento, tenha em conta a frequência, a duração e o nível de intensidade de cada treino, conjugando-o com uma dieta equilibrada.
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.
1. Zumba
Provavelmente a mais popular aula de dança nos ginásios atuais, a Zumba deve ser considerada um programa de fitness que conjuga animados movimentos aeróbicos com os ritmos latinos da Salsa e Raggaeton, entre outros. Se é uma pessoa que gosta de se divertir enquanto faz exercício, então esta é a escolha perfeita para si.
- Vantagens: o sucesso destas aulas reside no facto de serem extremamente divertidas, ajudando a perder peso rapidamente.
- Bónus: não necessita de parceiro; os seus movimentos e coreografias são adaptáveis a qualquer condição física.
- Curiosidades: esta modalidade foi inventada por Boto Perez, um bailarino e coreógrafo de Miami; a palavra “Zumba” deriva de uma palavra colombiana que significa “Mexe-te rápido e diverte-te!”
2. Hip Hop
Utilizando os últimos êxitos musicais, este é um dos estilos de dança mais divertidos, enérgicos e irreverentes! Se é uma pessoa com atitude, que gosta de experimentar coisas novas enquanto define o seu próprio caminho na vida, esta é a aula de dança que deve escolher para emagrecer.
- Vantagens: com este treino de elevada intensidade, além de obter um corpo mais esculpido, tonificado e saudável, ainda vai assegurar uma atitude intensa e atrevida.
- Bónus: perfeitamente adequadas a iniciantes, as aulas de hip hop vão ensinar-lhe as melhores e mais divertidas coreografias dos vídeos musicais.
3. Samba
O samba é um estilo de dança extremamente animado, que exige rapidez, força muscular e movimentos corporais bastante extensivos e abrangentes. No que toca ao emagrecimento e a resultados rápidos, basta ver a energia necessária e despendida em cada aula para perceber que esta é mesmo uma das melhores escolhas.
- Vantagens: utilizando os músculos das pernas, dos abdominais e dos glúteos, o samba assegura um treino eficaz para todo o corpo.
- Bónus: com a sua alegria e descontração intrínsecas, o samba promove um ambiente bastante alegre e divertido.
4. Danças Africanas
Quando falamos deste estilo de dança, estamos habitualmente a referir-nos à Kizomba e ao Kuduro, cujas coreografias costumam apresentar uma combinação bastante arrojada da dança contemporânea com a dança tradicional africana. Os movimentos daí resultantes, em que cada parte do corpo parece movimentar-se a um ritmo diferente, são bastante aeróbicos.
- Vantagens: a kizomba e o kuduro trabalham de forma intensa as zonas das pernas, glúteos, cintura e abdominais.
- Bónus: perfeitamente adequadas a iniciantes, estes tipos de dança combinam a diversão com uma sensualidade assumidamente ostensiva.
5. Danças de salão
Este é um dos estilos de dança mais elegantes e graciosos. No entanto, requer um extremo esforço e concentração para conseguir executar os movimentos com um nível de perfeição minimamente aceitável. Assim, as danças de salão são consideradas umas das melhores aulas para emagrecer – nota: para intensificar o trabalho aeróbico, selecione versões que incluam ritmos latinos (ex.: salsa).
- Vantagens: trabalham praticamente todos os grupos musculares, intensificando a coordenação e o equilíbrio.
- Bónus: ideais para casais, as danças de salão são uma excelente forma de passar momentos inesquecíveis com o seu companheiro.
6. Dança do ventre
Apesar de não exigir tanta força e energia como os outros tipos de dança, esta é uma das aulas mais populares quando toca a perder peso. Talvez este facto se deva à sua abordagem mais serena e relaxada, com movimentos menos vigorosos, mas de uma beleza e sensualidade inquestionáveis.
- Vantagens: trata-se de uma dança de baixo impacto, que tonifica e fortalece os músculos das pernas, ancas, tronco e abdominais; favorece ainda a coordenação e o equilíbrio.
- Bónus: proporciona uma introdução e um contacto permanente com a interessante cultura árabe.
Antes de decidir qual a aula de dança que vai frequentar para emagrecer, recomendamos apenas que se assegure de que está nas condições físicas adequadas para o tipo de exercício em causa: é preferível começar com algo menos exigente e ir aumentando aos poucos o nível de dificuldade e a intensidade.
Dito isto, deixe que a dança conquiste o seu corpo e mente, divertindo-se muito enquanto fica em forma!